Evolua Etanol Evolua Etanol

Header - Frame

Solução Sustentável

Um dos nossos principais compromissos é ofertar energia limpa e renovável em grande escala para todo o país e o mundo. Nossa busca é incansável e visa transformar cenários, abrindo caminhos para potencializar a transição energética de baixo carbono.

Essa premissa está em linha com a Agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), tradução da sigla em inglês ESG (Environmental, Social e Governance). Comercializamos exclusivamente produtos sustentáveis que apresentem menor emissão de poluentes e reduzam a pegada de carbono. Além disso, seguimos altos padrões de sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e de governança.

Até 2040, 50% do consumo dos transportes será de biocombustíveis. O etanol é uma das principais alternativas limpas e renováveis, o que contribui para a renovação da matriz energética, diminuindo a emissão de gases causadores do efeito estufa. Além disso, o etanol brasileiro é produzido em larga escala, tem facilidade de distribuição e já é uma solução validada, tanto comercialmente como tecnologicamente.

Foto mostra um canavial
Na Evolua Etanol, somos comprometidos com a Agenda ASG
Colhedora em funcionamento em um canavial
Na Evolua Etanol, somos comprometidos com a Agenda ASG
Caminhão de combustível na estrada com sol se pondo
Na Evolua Etanol, somos comprometidos com a Agenda ASG
foto de uma estrada em meio a área verde
Na Evolua Etanol, somos comprometidos com a Agenda ASG

Por um futuro sustentável

Repensamos a mobilidade olhando para fontes limpas, renováveis e disponíveis em grande quantidade no Brasil para construir um futuro mais sustentável. O etanol é protagonista nessa busca, devido a fatores como:

  • Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)

    O etanol é campeão entre os combustíveis fósseis. Ao ser queimado, libera uma quantidade muito menor de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, podendo chegar a cerca de 80% de redução em relação à gasolina, por exemplo. O impacto é mais notável sob o ponto de vista do conceito do "Poço à Roda", que considera as emissões e capturas de GEE em todo o ciclo de vida da fonte de energia, desde a extração, geração de energia e produção, até o consumo.

  • Impacto positivo no ciclo de carbono

    Se usado como insumo para a indústria, o etanol tem a capacidade de contribuir para a “limpeza” de processos produtivos, reduzindo a pegada de carbono e a dependência de insumos fósseis.

  • Versatilidade

    O etanol também pode ser usado como insumo para a produção de outros combustíveis, apresentando vantagens ambientais expressivas. Um exemplo é a produção de SAF (na tradução do inglês - Combustível Sustentável para Aviação). Neste caso, o SAF emite 73% menos CO2 que o querosene de aviação, sendo uma opção para a descarbonização do transporte aéreo global.

  • Escala

    A capacidade de produção, aliada a otimização e integração logística, torna o etanol uma excelente opção quando o tema é sustentabilidade.

Transição energética

Transição energética é a mudança na forma como a sociedade gera, consome e distribui energia de forma mais sustentável. Ela envolve a migração de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis, altamente poluentes e finitos, para fontes de energia renováveis , sustentáveis e de baixo carbono, como o etanol, hidrelétrica, solar e outras.

A transição para um modelo mais eficiente e sustentável é um processo fundamental e faz parte do nosso compromisso. Ao integrarmos produção e distribuição, com eficiência e inovação, nos tornamos agentes importantes nessa mudança.

  • Trazemos maior segurança no abastecimento do biocombustível;
  • Oferecemos uma solução viável para transporte com baixa pegada de carbono;
  • Nossos produtos são de base renovável e reduzem de forma considerável a emissão de poluentes, diminuindo o impacto no meio ambiente;
  • Comercializamos CBIO*, também conhecido como crédito de descarbonização, para outras indústrias que queiram compensar suas emissões.

*O crédito de descarbonização (CBIO) é um instrumento criado pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) para incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor de combustíveis. Cada CBIO equivale a 1ton CO2eq que deixa de ser emitido.